Psicoterapia

O processo psicoterápico busca conhecer, entender, (re)significar e (re)construir determinados comportamentos, atitudes, visões, padrões transgeracionais, medos, angustias, inseguranças, tristezas e etc. Também tem como foco ampliar possibilidades de agir em determinadas situações, transformando dificuldades em facilidades e buscando evolução constante.

A psicoterapia é destinada para todas as pessoas que desejam obter maior autoconhecimento e autocontrole da sua vida. Atualmente, muitas pessoas buscam a psicoterapia de forma preventiva, como, por exemplo, maior autoconhecimento e autocontrole; conhecer seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos; buscar o equilibro biopsicossocial e espiritual.

A psicoterapia pode ser Individual, Casal ou Familiar.
Momentos de grandes transformações ocorrem em psicoterapia, permita-se!

Psicoterapia Individual

O trabalho feito numa psicoterapia visa reduzir o sofrimento do indivíduo; identificar e partilhar com o cliente as causas e as condições que o mantém sofrendo; buscar estratégias para que ele, por si mesmo, aprenda a lidar, no futuro, com novas dificuldades, novos sofrimentos que possam aparecer.

Casos que levam os pacientes a procurarem a psicoterapia:

- Crises de ansiedade; Medo; Insegurança;Tristeza; Sensação de vazio; Ciúme;Controle excessivo; Obesidade; Insônia; Dificuldades nos relacionamentos; Baixa autoestima; Problemas sexuais; Conflitos no trabalho.

- Depressão, Transtorno de Humor, Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC, Síndrome do Pânico, Fobia Social, Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG, Dependência Química e etc.-se!

Psicoterapia de Casal

A terapia de casal ou terapia conjugal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que eles estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos, seja no casamento, no namoro ou no noivado.

Não existe uma hora certa para buscar a terapia de casal. Mas uma coisa é certa, não deixem os problemas se tornarem crônicos. Atualmente, muitos casais buscam a psicoterapia de forma preventiva e até mesmo para planejar e estruturar a vida a dois.

Algumas situações que levam os casais a buscarem atendimento:

- Falta de comunicação; Brigas constantes; Conflitos recorrentes; Agressões verbais e/ou físicas; Situação financeira; Desconfiança; Diminuição do desejo sexual; Infidelidade conjugal; Desejos e fantasias sexuais; Falta de planos incomuns; Falta de comprometimento de uma das partes; Processo de separação; Decisão de ter ou não filhos.

Psicoterapia Familiar

A psicoterapia familiar tem como objetivo principal auxiliar a família na conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros.

Os filhos, na maioria das vezes, refletem os comportamentos, as atitudes e forma de agir dos pais, por isso “pais afinados, filhos alinhados”. Buscar a psicoterapia familiar é entender e cuidar deste “patrimônio” tão genuíno.

Principais motivos que levam as famílias a buscarem a psicoterapia:

- Dificuldade de dar limites; Compensar a ausência com bens materiais; Relação conflituosa com os filhos; Dificuldades escolares e/ou com amigos; Família e profissão; Separação dos pais e familiar; Luto; Ciclo Vital – nascimentos dos filhos, filhos adolescentes, fase madura ou fase última.