O ‘não’ que liberta

Dizer não é difícil pra você? Você já disse sim quando na verdade queria o contrário e depois ficou remoendo as consequências? Saber dizer não vai além de uma palavra, é ser honesto com você, em primeiro lugar. Quando falamos apenas para agradar o outro, estamos sendo negligentes com as nossas vontades e isso desencadeará frustrações e desgastes nos relacionamentos.

young woman showing her denial with NO on her hand

Saber dizer não é uma habilidade conhecida como assertividade. A palavra assertividade deriva de “asserto”, que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião.

Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”. Ou seja, não vai dizer sim querendo dizer não para uma determinada situação.

Sabe o que acontece quando você fala sim querendo dizer não? Primeiro você vai se frustrar, depois você vai ter que aceitar as consequências e o pior: quando não conseguir mais sustentar o sim, você vai causar estresse em você e no outro envolvido. Abrir mão da sua vontade e opinião é uma armadilha que você mesmo cairá e sofrerá as consequências.

Não significa que você precise ser ríspido nas situações em que necessite ponderar uma decisão, até porque, como disse Walter Riso, “nem a submissão, nem a agressividade, o equilíbrio é a assertividade”. Dizer não é libertador e transforma. Seja para situações, pessoas ou sentimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *