O que você tem construído?

Construir vai muito além de empilhar tijolos, construir é um processo trabalhoso, demorado, minucioso. Construímos a cada minuto do nosso dia o esboço das horas seguintes, dos dias, semanas, meses, anos. Projetamos, mentalmente, com detalhes os acabamentos das nossas vidas. Cortamos, adicionamos, amarramos, pintamos. Mas o que de real você tem construído em sua vida que não fique apenas nos seus projetos mentais?

Obviamente idealizar é importante, pois organiza mentalmente nossos objetivos e nos prepara para a ação. Porém, existem pessoas que ficam somente aí, no imaginário. Quando chega a oportunidade de colocar em prática, não fazem. Seja por preguiça, medo do não, insegurança, vergonha, enfim, uma série de pedrinhas que colocamos em nosso próprio caminho e nos travam.

Não podemos esperar por grandes construções de uma hora para outra, pois podemos cair no grande erro de olhar muito adiante e não conseguir enxergar o que está em nossos pés. Tudo tem um passo a passo que deve ser respeitado. De nada adianta atalhar e não ter resultados consistentes. A base precisa ser sólida pra que nada estremeça as estruturas, concordam?

E não me refiro a coisas materiais. Falo em relação a projeto de vida, a relacionamentos, a empreender, a família, enfim, tudo aquilo que dá sentido à nossa existência. Um exemplo: como você tem construído o relacionamento com a sua família? Sim, construir. Não é porque você nasceu na sua família que as coisas já são como são e você não precisa cuidar do relacionamento.  Como anda o convívio com seu pai, mãe, irmãos? Sua construção não precisa de uma reforma? Está tudo bem com as estruturas, não há rachaduras? Sempre há um reparo a ser feito, concordam?

Outro exemplo: você tanto quer colocar em prática aquele projeto pessoal. Seja mudar de cidade, de profissão, de se tornar vegano, de aprender uma nova língua, de viajar. Mas parece que fica só nas intenções mentais. E aí pergunto: no campo real, qual foi a atitude mais concreta que você tomou para atingir seu objetivo? Você construiu tudo no pensamento, desenhou, pintou, mas e quando chegou a hora de colocar a “mão na massa”, ficou com medo ou arranjou uma desculpa?

Vamos ser empreiteiros das nossas vidas. Vamos idealizar, projetar e construir. Pequenas e grandes obras. A velocidade pouco importa, pois se começar e não parar, uma hora ou outra o resultado final vai aparecer. Agora, se começar, parar, você vai ter que voltar e reparar o começo e isso vai atrasar ainda mais, fazendo o tempo passar e nada se concretizar. Vamos empreender na nossa vida pessoal, profissional e para nós mesmos. Você e ninguém sairá perdendo. Ao contrário, todos ganham.

E aí eu te pergunto: o que você tem construído?

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *