NAMORAR É QUÍMICA SEM FÓRMULA

Namorar por namorar não faz sentido e você já deve ter passado por situação semelhante a essa.

Você também já deve ter percebido que antes de encontrar um(a) namorado(a) você precisa se namorar. Isso inclui cuidar da sua autoestima, buscar o que faz sentido na sua vida, sua independência e segurança pessoal e profissional. De repente você está pensando que isso é ideologia, mas afirmo que não. Quando você está confiante de si e não busca uma pessoa para completar as suas faltas, possivelmente você viverá com muito mais intensidade e maturidade a relação. Muitos buscam um(a) namorado(a) para saciar vazios que jamais serão amenizados pelo outro a longo prazo. Inclusive, isso pode gerar cobranças excessivas entre os(as) parceiros(as).

O ciclo tradicional de um relacionamento inclui ficar, namorar, noivar e casar. Para aqueles casais que não seguem o padrão tradicional, eles ficam, namoram e em alguns casos viram namoridos, parceiros ou companheiros de vida. Na realidade a nomenclatura pouco importa e é muito mais uma exigência da sociedade. Independente da fase, o namoro deve perdurar em todas as etapas.

Namorar é conhecer o seu parceiro(a), todavia, um conhecer profundo, que inclui as qualidades, os pontos a melhorar, as manias, o que gosta, o que não tolera, seus objetivos, medos e perspectiva de vida. Envolve conhecer a família, os valores e princípios de vida. Além disso, namorar também é ceder, aprender e ensinar o outro. Em muitas vezes, se faz necessário abrir mão das nossas vontades e adicionar uma programação que é do desejo do outro. Namorar é aceitar programas que não são do seu interesse e sim do outro. Namorar também é ter tolerância e flexibilidade para entender que as pessoas são diferentes e estar aberto para aprender sobre e com o outro, mesmo que a atividade não seja do seu interesse. Namorar é criar uma parceria, respeitar gostos e se aventurar fora da sua zona de conforto.

A cada fase da relação o “namoro” passa por reformulações e isso é natural. A empolgação e a paixão no inicio da relação dão lugar para a segurança e o amor. O amor é algo aprendido ao longo dos anos e também passa por questionamentos – afinal, não existe um formulário com o conceito e o significado.

Manter a chama do namoro acessa requer criatividade e inovação. Antes de você cobrar do outro coisas diferentes, invista você nesse quesito. Geralmente, aprendemos pelo exemplo e no namoro não é diferente. Se vocês estão mais distantes, se beijam raríssimas vezes, transam de vez em quando e apenas dividem a casa e algumas responsabilidade – quem sabe não está na hora de vocês realinharem seus objetivos. Afinal, namorar inclui troca de carinho e beijos que vão além do “selinho”. “Ah! Mas no meu namoro não tem beijo, abraço e estamos distantes!” – Se isso faz sentido para o casal e ambos estão satisfeitos e de comum acordo, ok!

Vale lembrar que não existe uma regra, apenas sabemos que grande parte das pessoas gostam de ganhar carinho – para isso ocorrer você também precisa dar.

Independente da sua situação, estado civil e entendimento do que é namorar – desejo que você use a criatividade para aproveitar o seu dia da melhor forma possível. {Lembro que quando era adolescente eu e uma amiga passamos o Dia dos Namorados solteiras e foi uma dia muiiiiito bacana – fomos passear numa cidade próxima da que morávamos, compramos um balão de coração e trocamos esses balões nos presenteando. Pati, esse dia foi demais e está registrado em fotos que guardo com muita recordação. } Usar a criatividade, chamar as amigas(os) ou comemorar com o(a) parceiro(a) é uma forma de curtir esse dia comemorativo e que deve se estender nos 364 ou 365 dias do ano.

Namorar é flertar, é se emaranhar no eu, tu e nós e não criamos “nós” e, sim laço. Namorar é entregar a vida a alguém que te proteja e esteja junto a ti independente da situação. Se for pra namorar, que seja para se entregar nos braços do abraço que preenche e traz paz. Namorar é se doar sem querer nada em troca. É transcender, ir para o infinito e além e aterrissar em segundos. Namorar é amar e se for pra amar, que seja único – verdadeiro e que te traga calmaria.

Um feliz dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *