Quem está no comando é você!

Como você empreende sua vida? Você está evitando que sua vida chegue a ͞falência͟? Engana-se quem pensa que empreender é apenas a atribuição de um empreendedor no campo profissional.  Eu, você e o outro, aqui, lá e acolá, empreendemos na vida.

De forma muitas vezes intuitiva, despretensiosa ou com estratégias. Sim, somos grandes empreendedores da vida. Todos os dias, querendo ou não, você toma diversas decisões. Por exemplo: Que horas acordar? Qual roupa colocar? O que comer? Qual trajeto fará para o trabalho, academia…? As escolhas acontecem 24 horas por dia, 7 dias da semana. Já que você faz isso de forma automática, imagina se você planejasse? Como seriam seus resultados?

Empreender é ter autonomia para guiar a própria vida através dos valores e propósitos. É planejar uma rota e voar. É assumir riscos e criar oportunidades de aprendizados para fazer diferente. É recomeçar, ousar e acima de tudo não desistir de você. O resultado é satisfação pessoal com qualidade de vida. Empreender também é planejar, organizar, aprimorar suas competências e brindar as conquistas.

Quanto maior for seu autoconhecimento, mais segura você se sentirá em relação aos seus planos e decisões. Quem sou eu? O que me empolga? O que me desanima? Quais são meus interesses, habilidades e capacidades? O que gosto e o que amo fazer? O que não gosto e o que detesto fazer? Quais são os pontos fortes e os a desenvolver? Quando me sinto realizada? O que tenho de melhor? Como as pessoas ao meu redor me vêem? Onde quero chegar? O que estou fazendo para atingir esse objetivo? O que quero deixar para a humanidade? O que mais me preocupa na vida?

Perguntas como essas direcionam suas escolhas e fortalecem suas decisões. Digo isso, pois diariamente acompanho no consultório pessoas que acabaram conduzindo sua vida baseado no desejo do outro. Além da frustração, a tristeza e a sensação de impotência imperam. Naturalmente temos expectativas, todavia, devemos ter cuidado para não tornar a minha expectativa como se fosse a do outro.

Empreender é algo para a vida inteira. É planejar, criar estratégias para enfrentar os obstáculos e dificuldades. É assumir as decisões que você toma e seguir na caminhada independente dos resultados. Metaforicamente, ou você segue a ͞boiada͟ ou cria o seu caminho. Ou assume seus riscos ou culpa os outros e o mundo pelos seus resultados.

Enfim, você tem tudo o que precisa para seguir o caminho que faz seu coração vibrar, não hesite! Busque o que faça sentido, assuma as responsabilidades  e saiba que empreender é um estilo de vida, portanto você precisa escolher.  Qual é seu próximo passo? Ótima reflexão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *